Desinfecção de Bactérias, Fungos e Vírus
A Radiação Ultravioleta ajuda a proteger nosso mundo contra bactérias, vírus e outros microrganismos mesmo imunes a outros métodos de esterilização. A radiação ultravioleta se aplica na purificação de ar, água e superfícies. Em hospitais, laboratórios, industrias de alimentos, cervejarias, de panificação, armazenagem a frio e em sistemas de condicionamento de ar, a radiação UV ajuda a tornar o ambiente mais limpo e higiênico. A radiação ultravioleta fornece desinfecção sem adição de produtos químicos o que a torna segura para uso residencial, industrial, uso em água potável, desinfecção de água de piscinas, tanques de peixes, aquários, lagos ornamentais, etc..
Radiação Ultravioleta (UVC) e Produção de Ozônio
Dois tipos de Radiação Ultravioleta têm poder germicida, a radiação de comprimento de onda com 254 nanômetros (nm) e a radiação com 185 nanômetros (nm). A radiação UV com 254 nm é eficiente no controle de microrganismos alterando o DNA dos microrganismos impedindo sua multiplicação/proliferação. A radiação de 184 nm, entretanto produz Ozônio (O3) a partir de oxigênio (O2) podendo ser usado como desinfetante. Outras aplicações de ozônio são desodorização e branqueamento.Tanto ozônio quanto radiação de 254 e 185 nm são eficientes no controle de vírus e bactérias.
O ozônio é um dos mais potentes oxidantes conhecidos e, como o cloro, reage com a matéria orgânica transformando-a em CO2 e água. O ozônio reage também com substâncias perigosas e poluentes quebrando suas moléculas. Usos tradicionais do ozônio são produção de água ultra pura, tratamento de água de piscina, água potável, redução de carbono orgânico total (COT), controle de compostos orgânicos voláteis (VOC´s), desinfecção e desodorização de dutos de ar condicionado, desinfecção de frutas e sementes, desinfecção de matérias primas, branqueamentos, descoloração, controle de emissão de corantes na água, controle de gases/odores, além da tradicional desinfecção de microrganismos.
A radiação Ultravioleta (UVC) além da purificação de ambientes, atualmente se estende a usos de alta tecnologia industrial a desinfecção de tanques e lagos ornamentais.
Também usado no tratamento de superfícies a radiação UVC aumenta, por exemplo, o tempo de estocagem de alimentos em supermercado diminuído perdas e reduzindo estoques.
Microrganismos
Os principais microrganismos que nos causam problemas são as bactérias, os fungos e os vírus.
Bactérias formam um grande grupo de organismos unicelulares ou multicelulares. Esta célula tem núcleo e se multiplica rapidamente (uma geração a cada 20 minutos), teno algumas espécies capacidade de construir biofilme e acumular-se sobre superfícies. Algumas bactérias produzem esporos, estruturas capazes de sobreviver a condições extremas de pressão e temperatura.
Fungos têm também imensa variedade e estão em toda a parte. Alguns são saprófitos e outros parasitas. Também produzem esporos e alguns são formados de finos filamentos que se espalham sobre o substrato onde se desenvolvem. Levedos são fungos unicelulares alguns usados como fermentos e outros podem ser patogênicos.
Vírus são um grupo de organismos extremamente simples e de reduzido tamanho. São obrigatoriamente parasitas e se multiplicam em células vivas. São causa de doenças em humanos e animais, plantas.
Aplicações
Purificação de Ar
Ar de ambientes esta enclausurado, recirculando e sempre cheio de contaminantes como bactérias, vírus, fungos, mofos, pólen, cigarro e gases tóxicos. O aumento destes contaminantes detona uma série de doenças e alergias sendo a asma a mais conhecida.
O ozônio é uma alternativa para salas e ambientes como o de bares, boates e banheiros que pode ficar fechado por um período e aberto para uso após a desinfecção ou tratamento de desodorização.
A Radiação UV é um tratamento preventivo contra microrganismo em ambientes onde pessoas contaminadas por tuberculose possam habitar. Enfermarias, clínicas, salas de espera e de operação podem ser protegias de infecções. A purificação de ar apresenta bons resultados devido à baixa absorção da radiação pelo meio possibilitando o ataque ao microrganismos presentes. A possibilidade de recirculação é outro fator que ajuda e aumenta o controle dos microrganismos.
Controle de doenças em hospitais
Tradicionais métodos de controle de doenças em hospitais são:
• Ventilação: dilui o potencial de contaminação misturando ar não contaminado
• Pressão positive de ar em salas de isolamento e
• Filtração com filtros HEPA (High Efficiency Particulate Air)
A radiação UV germicida provê uma potente solution adicional aumentando a proteção contra as infecções.
Purificaores de teto tem se provado escelentes no controle de tuberculose e outras doenças ar transmissíveis. Muitas doenças circulam pelo ar em microgotas de 1 a 5 micra expelidas por espirros e tosse estas gotículas podem ser aspradas por outras pessoa e assim disseminar as doenças. Estima-se que até 99% dos patógenos existents no ar podem ser controlados com adequada circulação de ar e exposição Ultravioleta.
Radiadores de Resfriamento em Ar condicionado
Sistemas de resfriamento de ar condicionado estão úmidos e sujos de poeira em ambiente ideal para desenvolvimento de fungos, mofos e causadores de alergias . a Irradiação estes radiadores com um pequeno aparelho ultravioleta reduz este desenvolvimento de microrganismos aumentando a eficiência do sistema.
A desinfecção de ambientes/ar pode ser feita com lâmpadas de teto em ambientes não ocupados ou onde os usuários possam tomar medidas de proteção contra a radiação, luminárias com refletores virados para o teto, refletores virados para o chão e radiação entro dos dutos de condicionamento de ar.
Obs.:
- Vidros e plásticos normais podem ser usados como proteção contra a radiação
- Os refletores devem ser montados acima de 2,1 m
- A convecção permite uma circulação de 1,5 a 8 m3/minuto
- O dimensionamento é feito a 0,15 W/m3
- Luminárias de base são colocadas a 60 cm do piso
Purificação de Agua
• Água Potável Municipal
• Desinfecção de Efluentes
• Água Potável Residencial
• Água de Refrigeração
• Água super pura
• Spas e Piscinas
• Torre de Refrigeração
• Tanques e Lagos ornamentais
Para tratamento de água e garantia de funcionamento do sistema de desinfecção é preciso determinar o teor de ferro, dureza da água, concentração de sólidos em suspensão e a transmitância do meio em questão uma vez que vários compostos orgânicos e inorgânicos podem absorver a radiação UVC.
A maioria da água potável tem uma transmitância de 85 a 95% entretanto outros tipos de fluidos podem requerer pre tratamentos como a filtração. Filtros podem remover partículas que façam sombra aos micróbios ou que absorva a radiação. Filtros de carvão ativado removem compostos orgânicos e odores indesejáveis. Abrandadores removem dureza. A radiação UV é freqüentemente associada ao uso de osmose reversa, colocada antes para que a proliferação de biofilme na membrana de osmose reversa ocorra mais lentamente prolongando a vida útil e manutenção da OR.
Fatores que devem ser considerados no dimensionamento do equipamento de UV são:
Pico de vazão, Transmitância e Dosagem de controle requerida.
Desinfecção de Efluentes e Esgoto Doméstico
A desinfecção por radiação ultravioleta é mais segura que o tratamento por cloro pois elimina o transporte e manuseio de produtos perigosos. Mais i mais cidades empregam o tratamento com UV. A dosagem indicada depende do caso mas se situa entre 50 – 100 mJ/cm2.
Desinfecção de água potável municipal
Recentes surtos de Cryptosporidium nos EUA vieram confirmar que o sistema de filtração e desinfecção existente não garante a eliminação deste microorganismo e seus cistos da água. Cryptosporidium parvum é um patógeno causador de diarréia, infecções e pode levar à morte. Seus cistos podem sobreviver por meses e são resistentes ao cloro. O ozônio sozinho é efetivo mas depende da qualidade da agua, temperatura, etc..Seu pequeno tamanho o torna difícil de remover por técnicas usuais de filtração. Estudos recentes demonstraram que dosagens de até 10 mJ/cm2 reduzem mais de 4 log a concentração.
Redução de Carbono Orgânico Total (COT)
A radiação UV pode também ser usada para reduzir a concentração de COT e destruição de Cloro e ozônio. Dois diferentes tipos de onda são utilizados, 254 nm e 185 nm. A radiação de 254 nm é usada para purificação e pode destruir ozônio residual. A radiação de 185 nm decompõe as moléculas orgânicas e pode gerar radicais livres de hidroxila diretamente da água responsáveis pela oxidação de compostos orgânicos a dióxido de carbono e moléculas de água. Dosagem típica varia de 100 a 500 mJ/cm2.
Spas e Piscinas
Tratamento de Piscinas com UV requerem menos cloro, até 50% menos, pois será usado apenas para oxidar o biofilme nas paredes onde a radiação não chega. Com a ultravioleta aparecem menos alergias e odores.
Torres de Resfriamento
Torres de resfriamento trabalhando em recirculação são sujas, quentes e ricas em bionutrientes ideais para o desenvolvimento de microrganismos. Compostos à base de cloro e ozônio são também usados para controle.
Tanques de Peixes
Tanques e lagos são normalmente criadouros perfeitos de microrganismos fototrópicos como algas verdes, bactérias etc..
A lâmpada é colocada em uma cápsula de quartzo e uma bomba se encarrega de circular a água do tanque, lago várias vezes por dia. N a prática uma lâmpada de 5 Watts de 254 nm pode ser usado num tanque de 4,5 m3.
O tratamento de aquário de água doce ou salgada apresenta dois problemas: a presença de algas e a ocorrência de parasitas que causam doença em peixes.
A água aquecida e a utilização de luz fornecem excelentes condições para o desenvolvimento de microorganismos que podem ser controlados com ajuda de uma pequena lâmpada de apenas 5 watts. O uso da desinfecção, tanto em tanques quanto em aquários, podem controlar a ocorrência de doenças introduzidas por novos peixes; zoosporos em suspensão, por exemplo, são controlados facilmente e mesmo peixes doentes podem se recuperar mais rapidamente.
Água Potável em Residências
Para melhorar o sabor e odor da água é comum se usar carvão ativo na seqüência.
Semiconductors process water
Compostos orgânicos presentes na água de enxágue afetam o rendimento de produção e Qualidade de produto na indústria de semi condutores. A contaminação por carbono orgânico total (COT) é exigida em menos e menos de uma parte por bilhão (1 ppb) para água super pura usada nesta aplicação. A tecnologia da radiação Ultra Violeta representa um importante fator de sucesso na indústria de água super pura área farmacêutica, cosmética e de saúde.
Maiores informações no site: www.naturaltec.com.br