A radiação Ultravioleta ajuda a proteger nosso mundo contra bactérias, vírus e outros microrganismos mesmo imunes a outros métodos de esterilização. A radiação ultravioleta se aplica na purificação de ar, água e superfícies. Em hospitais, laboratórios, indústrias de alimentos, cervejarias, de panificação, armazenagem a frio e em sistemas de condicionamento de ar, a radiação UV ajuda a tornar o ambiente mais limpo e higiênico. A radiação ultravioleta fornece desinfecção sem adição de produtos químicos o que a torna segura para uso residencial, industrial, uso em água potável, desinfecção de água de piscinas, tanques de peixes, aquários, lagos ornamentais, etc..
O ar dos ambientes está enclausurado, recirculando e sempre cheio de contaminantes como bactérias, vírus, fungos, mofos, pólen, cigarro e gases tóxicos. O aumento destes contaminantes detona uma série de doenças e alergias sendo a asma a mais conhecida. O ozônio é uma alternativa para salas e ambientes como o de bares, boates e banheiros que pode ficar fechado por um período e aberto para uso após a desinfecção ou tratamento de desodorização.
A Radiação UV é um tratamento preventivo contra microrganismo em ambientes onde pessoas contaminadas por tuberculose possam habitar. Enfermarias, clinicas, salas de espera e de operação podem ser protegias de infecções. A purificação de ar apresenta bons resultados devido à baixa absorção da radiação pelo meio possibilitando o ataque ao microrganismos presentes. A possibilidade de recirculação é outro fator que ajuda e aumenta o controle dos microrganismos.