Tuberculose

Tuberculose

A tuberculose, também chamada antigamente de “peste branca” ou tísica pulmonar ou “doença do peito” – é uma das doenças infecciosas documentadas desde mais longa data e que continua a nos afligir nos dias atuais.

É causada pelo Mycobacterium tuberculosis e seua sintomas são: tosse por mais de 15 dias; febre, mais comumente ao entardecer; suores noturnos; falta de apetite; emagrecimento e cansaço fácil. A tuberculose se dissemina através de gotículas no ar que são expelidas quando pessoas com tuberculose infecciosa tossem, espirram ou falam. Contactos próximos, pessoas com contacto prolongado, frequente ou intensivo, têm alto risco de se infectarem: taxa de infecção de 22%. A cadeia de transmissão pode ser interrompida isolando-se pacientes com a doença ativa e iniciando-se uma terapia anti-tuberculose eficaz.

Crianças com menos de 4 anos de idade têm grande risco de progressão de uma infecção para a doença, e de desenvolverem formas de tuberculose (TB) potencialmente fatais.

Todos os anos 60 milhões de pessoas são infectadas com tuberculose e,embora actualmente esta doença seja tratável, ainda mata anualmente 2.5 milhões de pessoas. Sem um controle muito mais eficaz, cerca de 1.5 bilhão de pessoas serão infectadas e 3.5 milhões morrerão de tuberculose até 2920. No mapa abaixo são indicados países onde ocorrem 75% dos casos do mundo.