Tecnologia

Tecnologia de Purificação do ar e Filtração de ar

As pessoas conhecem e evitam a poluição de fumaça de caminhão e carros, vapores de solventes e tintas, etc, mas não percebem o problema que podem ter em suas próprias casas e trabalho onde passam 90% do tempo. O EPA (U.S. Environmental Protection Agency), já indicou que mesmos em áreas fortemente industrializadas, o ar ambiente é menos poluído que nossas residências.

Os Purificadores de Ar Fotocatalíticos NaturalAr utilizam radiação ultravioleta catalisada, aumentando sua potência. Esta tecnologia é conhecida desde 2004 e substituí, em alguns casos, a tecnologia de radiação ultravioleta (UV) simples. Nos processos oxidativos com radiação ultravioleta (UV), as lâmpadas UV de alta qualidade e rendimento e radiação, reagem com o titânio que catalisa a “queima” de microorganismos, odores e impurezas de controle difícil pelos sistemas usuais.

Relatos médicos indicam que os purificadores de ar são uma ferramenta para aliviar problemas ligados a crises alérgicas. Voluntários demonstraram que após 3 meses de uso de equipamentos fotocatalíticos em casa e trabalho e comentam: “O purificador trouxe conforto ambiental e menos problemas ao trato respiratório, decresceu a quantidade de espirros” “dorme-se melhor, o nariz esta menos congestionado e os olhos menos irritados” “odores de quartos e salas também desaparecem.”

A alergias não são doenças, mas uma condição ligada a uma defesa exagerada no sistema imunológico que produz anticorpos para se defender de substâncias provocadoras de alergia, que aparecem no meio ambiente.

  • A Radiação Ultravioleta (UV) é livre de uso de produtos químicos e destrói bolores, bactérias, vírus, etc.
  • É um tratamento de ar indicado para ambientes de pessoas com alergias, problemas respiratórios, asma, febres alérgicas e para pessoas com alergia a pólen
  • Ajuda-os a manter uma condição respiratória melhor
  • A tecnologia ultravioleta de desinfecção de ar tem abordagem não química. A radiação UV-C purifica o ar naturalmente e ocorre na natureza pela luz do sol. As lâmpadas que imitam a luz do sol são colocadas no local que se deseja desinfetar e, por ventilação forçada ou estática, apenas com a circulação natural de ar, se dá o contato dos micróbios e alergênicos com a radiação e a conseqüente inativação. O sistema pode ser instalado em dutos de ar condicionado em salas, dormitórios, consultórios médicos, etc.. A ventilação forçada aumenta a eficiência do processo porque faz passar o micróbio mais resistente várias vezes pela radiação
  • A desinfecção e purificação de ar com radiação ultravioleta (UV) não altera sua qualidade física ou química
  • A radiação ultravioleta (UV) controla microorganismos, elimina doenças e focos de alergias causadas por mofos e outros fungos, vírus, bactérias e esporos em residências, escritórios, prédios comerciais e hospitais
  • A radiação ultravioleta (UV) assegura qualidade ao ar respirado para aqueles que sofrem de alergias, asma e outras doenças respiratórias
  • Devido ao acúmulo de resíduos e ausência de sol, os ambientes fechados podem se tornar mais contaminados que o ambiente externo
  • No caso de gripes e resfriados os ambientes de trabalho e domicílios são responsáveis por 50% da fonte de contágio e disseminação dos vírus
  • Nos EUA é obrigatório o uso de equipamentos de radiação ultravioleta (UV) para desinfecção de ar na construção de prédios públicos, devido à possibilidade de bioterrorismo
  • O sistema UV é acompanhado por filtros de ar para controle de particulados como poeira, mofo, esporos, pólen e alguns vírus e bactérias maiores

“A luz ultravioleta (UV) deverá ser incorporada ao sistema de condicionamento de ar, colocado depois do equipamento de troca de calor e sobre as bandejas de dreno para controle de microorganismos nas superfícies e de possível contágio pelo ar.”

Veja legislação americana – Desinfecção de ar

Radiação Ultravioleta

A radiação ultravioleta (UV), reconhecida pela capacidade de matar microorganismos que se multiplicam pelo ar e pela água é usada em hospitais, clinicas e laboratórios, residências, prédios e escritórios há mais de 60 anos.

A radiação ultravioleta (UV) faz parte do espectro da energia eletromagnética do sol que inclui as ondas de rádio, radiação infravermelha, luz visível, raios X, raios gama e raios cósmicos.

Faixas de Radiação Ultravioleta proveniente do sol

  • A faixa UVA de radiação ultravioleta não perigosa, também chamada de “luz negra” é responsável pelo bronzeamento da pele e usada em medicina para tratar problemas de pele.
  • A faixa UVB, a parte perigosa da radiação ultravioleta é retida na camada de ozônio da atmosfera. Exposição prolongada causa câncer de pele, envelhecimento precoce e cataratas nos olhos.
  • A faixa UVC ou germicida é usada para desinfecção de ar, água e superfícies. Exposição causa vermelhões temporários e irritação ocular, mas não causa câncer de pele ou catarata.

Mecanismo de Desinfecção

  • A luz ultravioleta destrói o DNA de microorganismos vivos quebrando suas moléculas.
  • No momento que o micróbio passa pela luz UV, a radiação penetra em seu núcleo rompendo a estrutura molecular do DNA deixando-o incapaz de se reproduzir.

Estrutura Bacteriana

A radiação UV é absorvida pelo DNA da célula do microorganismo alterando sua seqüência genética e prevenindo a reprodução.

Dose de Inativação por Radiação Ultravioleta (UV)

Processo Oxidativo da Radiação Ultravioleta

Potencializar a Radiação Ultravioleta com um catalisador, o dióxido de titânio, dentro de um reator especial, torna o filtro mais eficiente com capacidade de destruir gases, odores e micróbios.

A radiação ultravioleta (UV) tem a capacidade de reagir com a superfície do titânio criando radicais hidroxila (OH+), capazes de oxidar moléculas de compostos orgânicos voláteis (VOC’s ou bioaerosois) e material particulado de origem orgânica. Usos da tecnologia incluem o controle do tricloroetileno, benzeno e formaldeído e usado em residências, escritórios, indústrias, cabines de pintura, etc…

Esquema de funcionamento

Tecnologia e Eficiência NaturalAr

4 Filtros em um aparelho:

  • 1° Filtro para retira as partículas até 10 micra (pólen e poeira);
  • 2° filtro Ultravioleta inativa bactérias e vírus;
  • 3° Filtro de Fotocatálise queima os odores e microorganismos mais resistentes como pólen e esporos;
  • 4° Filtro retira restos de particulados.

Eficiência do Tratamento Ultravioleta Catalisado

Trabalhos de pesquisa médica indicam que em salas de 67 m2, que logo após menos de 5 horas de ligar um aparelho de desinfecção com 200 m3 de capacidade de circulação de ar, o número de Unidades Formadoras de Colônias (UFC), caiu de 8 UFC por placa para números próximos de zero. (Veja gráfico abaixo)

Unidades Formadoras de Colônias (UFC) bacterianas encontradas
no meio de cultura durante 24 horas de tratamento

Poluentes Controlados

  • Materiais de construção: Carpetes novos ou molhados, Mobília de madeira compensada, Isolamento com materiais contendo asbestos.
  • Gases de Combustão: Gases em geral e de fogão, Aquecedores de água a gás, Secadores de Roupa, Fumaça de carvão ou madeira, Lareiras, Óleo, Gás, Querosene, Carvão, Madeira, Tabaco.
  • Produtos para limpeza e manutenção do Prédio: Colas e adesivos, Tintas e vernizes.
  • Produtos para uso pessoal: Sprays para cabelo, Queima de madeira, Solda.
  • Outras Fontes: Radônio, Pesticidas, Poluição externa (fábricas), Veículos a combustão.

Produtos NaturalAr – Purificadores de Ar

Purificadores — Você quer melhorar a qualidade do Ar que respira?

Agora você pode – Alérgicos e outras pessoas que apreciam o valor de um ar puro sem uso de produtos químicos ou desodorizantes podem encontrar a resposta nos Equipamentos Naturalar, fruto de tecnologia de ultima geração

Silenciosos, de fácil operação e design prático.

A Série NaturalAr foi desenhada para purificar aposentos até 150 m2 de forma silenciosa. São equipamentos de fácil operação e manutenção.

3 anos de garantia | Respire ar Puro

Aplicações

  • Ar Condicionado
  • Redução da Incidência de Asma
  • Controle de Gripes, Resfriados e Tuberculose
  • Retirada de Odores
  • Residências, Hospitais, acervos de obras raras, filmes, laboratórios e clínicas
  • Desinfecção dos dutos e bandeja de condensação
  • Locais com alta concentração de pessoas, plantas ou animais
  • Banheiros, restaurantes, cinemas, clínicas médicas, salas de dentista e veterinária

Aplicações

A radiação UV (Ultravioleta) pode ser usada no controle de poluição do ar de várias formas:

Ar Condicionado: O ambiente úmido de um sistema de condicionamento de ar é perfeito para o desenvolvimento de fungos, bactérias, vírus e outros microorganismos que levam a perda de eficiência e entupimentos. A colocação correta e dimensionada de um sistema UV para controle de microorganismos em um sistema de trocador de calor assegura um trocador limpo, livre de bactérias e fungos e grande economia de energia.

Controle de Odores: O controle de odores indesejáveis que ocorrem em ambientes residenciais e comerciais pode ser feito com o sistema UV que age sobre a origem do odor, normalmente contaminações microbiológicas.

A Síndrome do Prédio Doente: condições de precária de limpeza do sistema de condicionamento de ar e dutos de circulação desenvolve contaminações microbiológicas e faz com que as pessoas apresentem náusea, fadiga crônica, renite, asma, etc., e se sentem melhor quando deixam o prédio. Uma desinfecção deste ar com equipamentos UV pode aliviar o prédio.

  • Redução de alergias derivadas de esporulação de fungos e mofos que passam pelo sistema de filtração. Uma unidade de radiação UVC, direcionada sobre os trocadores de calor e bandejas, solucionam a necessidade de desinfecção. Os melhores resultados são obtidos quando as unidades de UV são colocadas sobre o sistema de troca de calor e no duto de retorno do ar.
  • Companhias de alimentos e de medicamentos usam lâmpadas de desinfecção germicida no processo produtivo de seus vários produtos e na esterilização dos recipientes.