Legionelose

Legionelose

A doença dos legionários ou Legionelose é uma forma de pneumonia atípica causada pela bactéria Legionella pneumophyla. Um terço das pneumonias graves são legioneloses, havendo cerca de 1 caso em cada 20.000 pessoas por ano nos países desenvolvidos.

Os doentes são geralmente pessoas debilitadas ou com problemas cardiacos, especialmente idosos. As infecções são causadas pela inalação de gotas de água contendo o bacilo.

Pode aparecer em epidemias ou casos esporádicos, sendo que as epidemias são devidas ao contacto com a mesma fonte dos organismos como ar condicionado pois o bacilo precisa de locais húmidos e não à transmissão entre pessoas.

Outros frequentes focos de infecção são localizados em torre de refrigeração de água, tanque de água fria ou quente. A colonização dos aparelhos pode ser evitada pela sua limpeza regular.

A inalação de gotas contendo Legionella leva as bactérias directamente para os alveolos pulmonares. A incubação é de dois a dez dias, após o que surge pneumonia multifocal necrotizante com formação de microabcessos. Sintomas são febre, tremores, tosse seca, dores de cabeça com mortalidade ainda superior a 20%, mesmo com tratamento.