Carvão Ativado

Filtros de ar / Carvão Ativado

O carvão ativado é processado do carvão vegetal para ter uma porosidade elevada. É usado em vários sistemas de filtração como ar e água. Filtros de ar de carvão ativado  podem usar o carvão processado como um mecanismo de filtragem secundária.

O carvão vegetal tem sido usado como um purificador de água e do ar desde há muito tempo. Tem certas propriedades, que ajudam a remover as impurezas químicas. O carvão ativado é após processamento térmico e de pressão passa  a apresentar uma área interna somando todas as microcelulas muito grande. A superfície total de 5 gramas de carvão ativado é igual ao tamanho de um campo de futebol. Ativação de carbono dá-lhe uma carga ligeiramente eletropositiva, de modo a atrair as impurezas carregadas negativamente.

O carbono ativado é fabricado a partir de cascas, cascas de coco, madeira e outras substâncias que têm um elevado teor de carbono. Estas substâncias são, então, queimado a uma temperatura muito alta, na presença de vapor e, na ausência de oxigênio. Este processo visa eliminar tudo que não seja carbono a partir do material de origem. O resíduo resultante do processo fica com elevada porosidade e, portanto, uma área muito grande.

O carbono ativo carregado positivamente atrai as cargas negativas das impurezas num processo chamado de “adsorção”.

As moléculas de gases de produtos químicos e outras impurezas ficam presas nos inúmeros pequenos poros na superfície do bloco de carvão ativado. A quantidade de impurezas atraídas pelo filtro seria proporcional à quantidade de carbono e sua espessura. A grande área de superfície permite que mais poluentes entrem em contato com o filtro e, portanto, é capaz de limpar grandes volumes de ar. Uma pequena quantidade de carvão ativado no filtro de ar do carbono é capaz de remover as impurezas da casa inteira.

Filtros de ar com carvão ativado são melhores para controle de odor que outros mecanismos de remoção, como sprays e desodorizantes. Enquanto estes enganam os sentidos em acreditar que não existe qualquer odor, o odor realmente ainda existe. Considerando que os filtros de carbono eliminam o odor por captura das impurezas ou moléculas do gás responsável por ela.

O carvão ativado fabricado a partir de casca de coco é considerado superior aos obtidos por outras fontes, principalmente devido à pequena estrutura de macroporos que o formam é mais eficiente para a adsorção de gás / vapor e para a remoção de cor e odor de compostos.

Várias vantagens como flexibilidade e economia são evidentes no carvão ativado com a capacidade dos produtos a serem adaptados especificamente às necessidades do usuário e do uso. Usos do carvão ativado por ativação de vapor em forno rotativo: recuperação de gás, recuperação de solventes, purificação do ar, respiradores Industriais, Biológicos (refrigeração), Descoloração de produtos químicos industriais de incineração de tratamento de gases de combustão, H2S, dioxinas, Filtros de cigarro, Filtro de Cartuchos (purificação do ar), Tratamento de Águas Residuais, Tratamento de Água Potável, Recovery (Gold) Extracção, cartuchos de filtro (Filtros de Água).

Filtros de ar com carvão ativo são eficazes contra produtos
químicos, gases, fumaça de cigarro e outros odores